Accessibility Tools

1. Descrição do Programa, pressupostos e finalidades

A proposição do programa é fundamentada na ideia de que são frequentes os alunos do Curso de Medicina que, em função da longa extensão do curso e da alta qualificação decorrente de um processo seletivo exigente, adquirem, antes da sua colação de grau, maturidade e treinamento científico que os tornam capacitados a percorrer uma trajetória formativa e a desenvolver atividades de pesquisa em nível compatível aos oferecidos por programas de doutoramento.

O Programa de Treinamento em Pesquisa Médica, doravante referido como PTPM, promovido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, visa estabelecer as condições para que estudantes de medicina ingressem em um programa de pós-graduação antes da conclusão da graduação, cursando o doutorado no formato conhecido como MD/PhD, conforme estabelecido pela resolução CEPG/UFRJ Nº 265, de 1º de abril de 2024.

O PTPM atuará através de uma pré-seleção dos alunos de medicina que se candidatem ao MD/PhD ainda durante a sua graduação, encaminhando-os para participarem dos processos seletivos para o doutorado em programas de pós-graduação stricto sensu de sua escolha, os quais darão a palavra final sobre a aceitação (ou não) do candidato em seu corpo discente. Portanto, o diploma será emitido pelo respectivo programa de pósgraduação stricto sensu.

O PTPM tem como objetivo apoiar a formação de profissionais altamente qualificados, aptos a contribuir significativamente para o avanço do conhecimento médico, através do desenvolvimento das seguintes competências:

I. domínio do método científico, aliado à aquisição de conhecimentos clínicos essenciais para a prática médica;
II. capacidade crítica em relação à vasta quantidade de informações disponíveis na literatura científica;
III. compreensão das bases científicas das doenças, bem como das abordagens inovadoras para seu diagnóstico, prevenção e tratamento.

Como resultados esperados, busca-se:

I. aumentar o número de médicos ingressando em programas de pós-graduação;
II. formar médicos com uma sólida e multidisciplinar base científica desde o início de sua carreira;
III. formar recursos humanos qualificados tanto para a assistência médica quanto para o ensino e a pesquisa;
IV. redução do tempo médio de formação de médicos com doutorado.

2. Organização administrativa e inserção institucional

O PTPM é subordinado diretamente a Câmara de Pós-graduação do CCS, e tem suas atividades coordenadas por uma Comissão Coordenadora composta por 6 (seis) docentes titulares e 4 (quatro) suplentes credenciados em programas de pós-graduação do CCS, de preferência combinando docentes atuantes nas áreas básica e clínica.

A Comissão Coordenadora é composta por docentes de alta qualificação e renome na pesquisa biomédica, cujos nomes podem ser propostos pelos programas de pós-graduação participantes, ou diretamente pelos membros da comissão, sendo aprovados pela Câmara de Pós-graduação do CCS.

A Comissão Coordenadora escolhe entre os seus membros um Coordenador Geral, que terá mandato de 2 (dois) anos, sendo facultada a recondução.

As atribuições da Comissão Coordenadora incluem:

I. divulgar o PTPM entre os alunos do Curso de Medicina;
II. fornecer informações e orientações aos alunos interessados em participar do PTPM;
III. gerir as inscrições no PTPM;
IV. organizar o processo de pré-seleção para o doutorado no formato MD/PhD;
V. encaminhar os alunos aprovados na pré-seleção para o MD/PhD para que se inscrevam no processo seletivo para o doutorado no programa de pós-graduação de sua escolha.

3. Candidatos

São elegíveis ao doutorado no formato MD-PhD alunos de cursos de graduação em Medicina, previamente indicados por um docente credenciado em um Programa de PósGraduação da UFRJ.

4. Mecanismo de ingresso

Recomenda-se que os alunos interessados em ingressar no programa MD/PhD sigam as
etapas a seguir:

I. participação em estágio de iniciação científica em laboratório de pesquisa (recomenda-se que esta etapa ocorra do 1º ao 4º período do curso de Medicina);
II. definição do orientador de doutorado, escolha do projeto de pesquisa e obtenção de resultados preliminares para a tese (recomenda-se que esta etapa ocorra do 5º ao 7º período do curso de Medicina);
III. ingresso formal no programa através da participação do processo seletivo para o MD-PhD, consistindo em avaliação pela Comissão Coordenadora do programa seguida, em caso de aprovação, de participação no processo seletivo para o programa de pós-graduação escolhido pelo candidato (recomenda-se que esta etapa ocorra do 8º ao 10º período do curso de Medicina).

5. Disposições gerais

Além deste Regulamento, o PTPM tem suas atividades pautadas pelos dispositivos pertinentes da Lei, do Estatuto e Regimento Geral da UFRJ, dos Regimentos dos Órgãos participantes e demais instrumentos normativos vigentes. 

Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos por maioria absoluta dos membros da Comissão Coordenadora.

Topo