Accessibility Tools
Professor de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. Coordenador do Programa de Neurociências Básica e Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB/UFRJ). PhD em Cérebro, Cognição e Comportamento pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI, Sorbonne Universités) e em Ciências Morfológicas Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pós-doc no Departamento Patologia da Universidade de Nova Iorque (New York University) e pesquisador do Laboratório de Biomedicina do Cérebro no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). Seu trabalho é focado na habilidade das células tumorais de alterarem seu metabolismo para se adaptarem aos requisitos moleculares das células transformadas. Este amplo fenômeno observado em células altamente proliferativas, também conhecido como efeito Warburg, tem grandes implicações no desenvolvimento das células tumorais. Especificamente, seu trabalho procura entender como as adaptações metabólicas podem modificar o comportamento das células tronco tumorais.
Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e Doutorado em Ciências Morfológicas no Laboratório de Morfogênese Celular, ICB-UFRJ. Pós-doutorado na área de Biologia do Câncer, no Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado na área de Morfologia e Neurociências, com ênfase em ImunoBiologia Celular do Câncer, no Laboratório de Biologia das Células Gliais, ICB-UFRJ. Pesquisadora no Laboratório de Biomedicina do Cérebro, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.
Possui graduação em Ciências Biomédicas (especialização: Bioquímica) pela Universidade de Dundee (Escócia; 2004), e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de Glasgow (Escócia; 2009) . Concluiu o pós-doutoramento de 3 anos pela Universidade de Liverpool (Inglaterra; 2012) atuando na pesquisa do oncogene Ras que é um transdutor de sinal extracelular. Concluiu um segundo pós-doutoramento de 4 anos em pesquisa translacional no INCA (Departamento de Pesquisa clinica, INCA, Rio de Janeiro), continuando na linha de sinalização celular (EGFR, Ras, MAP-quinase, PI3 quinase e etc), com ênfase na pesquisa do Oncogene RAS desde 2009. Possui experiência na área Biomédica com ênfase em Bioquímica (Membrane trafficking -GLUT4 trafficking- Diabetes tipo 2, fusão de lipossomos, purificação de proteínas, Western Blot e etc), Biologia Molecular (extração de DNA e RNA, Cloning, site-directed mutagenesis, PCR, RT-PCR, ddPCR, Southern blot, Sequenciamento de Sanger e etc) e Biologia Celular (cultura de várias linhagens celulares, experimentos de transformação, migração, transfecção, siRNA, criação de células isogênicas (linhagens estáveis), microscopia Confocal, Imunofluorescência e etc. Foi pesquisadora da Fundação Pró-Coração (Fundacor), atuando no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - MS/INTO como pesquisadora e docente do Mestrado onde criou a disciplina: Pesquisa Translacional-conceitos, exemplos e atualidade. Desde 2020 atua como Pesquisadora do Instituto Estadual do Cérebro (IECPN-Rio de Janeiro), onde está atuando na implementação de uma plataforma de biópsia líquida por ddPCR para análise de pacientes com diversos tipos de câncer, com ênfase em tumores cerebrais e em medicina personalizada que vai de encontro a área de pesquisa translacional, inovação e avaliação de novas tecnologias em saúde. Além disso, coordena o comitê de Ética em pesquisa do IECPN. Tem como atividade de extensão ser presidente da Associação de cientistas Espanhóis no Brasil (Acebra-membro fundador), devido a dupla cidadania (brasileira por nascimento e espanhola pelos pais). Acebra foi a primeira associação de cientistas espanhóis na América do Sul (associação sem fins lucrativos) sendo associada à Rede de Associações de Investigadores e Cientistas Espanhóis no Estrangeiro (RAICEX), que congrega 22 associações em diversos países nos cinco continentes. A missão da Acebra consiste em fomentar as relações científicas entre Espanha e Brasil, servindo de ponte entre os pesquisadores espanhóis que vivem e trabalham no Brasil e auxiliando os pesquisadores brasileiros que têm interesses científico-acadêmicos com Espanha. Em 2023, Acebra concedeu 4 bolsas de mobilidade (Brasil-Espanha) para pesquisadores brasileiros e espanhóis residentes no Brasil. Desde janeiro de 2024, Veronica compõe a diretoria da RAICEX, com o cargo de tesoureira. Membro da International Society of Liquid Biopsy (ISLB). Licença maternidade em 2019.
Bolsista Produtividade CNPq nível 1D e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Formada em Ciências Biológicas, possui Mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF; conceito CAPES 7), Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Doutorado (Sanduiche) em Ciências pelo IBCCF, UFRJ e Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale - INSERM U711, Hôpital de la Salpétrière, Paris. Seu Pós-Doutorado foi feito no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, São Paulo. De volta ao Rio, foi pesquisadora FAPERJ (Fixação de Pesquisador) e Professora Visitante do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) - UFRJ. Desde 2009 é Professora do Programa de Anatomia, ICB-UFRJ, atualmente é Professora Associada. Dirige o Laboratório de Biologia das Células Gliais. Coordena, no momento, um Programa de Cooperação Internacional Brasil-França CAPES-COFECUB. É a atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do ICB (conceito CAPES 7), membro da International Society for Neurochemistry, do Programa de Pesquisa em Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB UFRJ e do Programa de Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica do ICB UFRJ. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento do sistema nervoso, interação neurônio-glia, ativação microglial, interação microglia-tumor, papel da glia no câncer e na Doença de Parkinson. Na área de Extensão, coordena o projeto Ciência sobre Rodas. Mãe de Maria Clara (2005) e de João (2001).
Cristão Católico Apostólico Romano, desde 16 de maio de 1957, com Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Santa Úrsula (1982); Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989); Residência Médica em Anatomia Patológica pelo Instituto de Patologia do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (1990-1993), sob as supervisões dos doutores Manoel Barreto Netto (in memoriam) e João Lobato dos Santos (in memoriam); e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ (1998), com defesa de tese em Patologia Humana, tendo como orientadores os doutores Henrique Leonel Lenzi (in memoriam) e Jussara Pereira do Nascimento (in memoriam). Atualmente é médico anatomopatologista do Hospital Municipal Jesus, Rio de Janeiro, RJ, e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Patologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: necropsia humana, patologias cirúrgicas de adulto e pediátrica, patologia das doenças infecciosas e parasitárias.
Página 1 de 7